terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Manobra de Kristeller! Saiba mais sobre essa violência obstétrica!!!

Maternidade de São Paulo proibe Kristeller e reconhece violência obstétrica!!!
http://maternar.blogfolha.uol.com.br/2014/12/16/hospital-proibe-manobra-de-krilsteller-e-reconhece-violencia-obstetrica/

Com esta reportagem que vi essa semana começo meu post de hoje...
Inúmeras mulheres sofrem esse tipo de violência obstétrica todos os dias na hora do parto! Mas, afinal, o que é esta tal manobra de Kristeller?
Existem algumas manobras que são utilizadas na hora do parto que podem auxiliar ou prejudicar mãe e bebê e dentre as que prejudicam está a manobra de Kristeller.
A manobra de Kristeller é uma manobra obstétrica criada pelo ginecologista alemão Samuel Kisteller em 1867. Esta manobra consiste na aplicação de pressão no fundo do útero durante o período expulsivo para adiantar a saída do bebê. É um procedimento rotineiramente usado por obstetras, pediatras, fisioterapeutas, enfermeiros... que podem trazer graves consequências para mãe e bebê.



Riscos para o bebê

- Aumento da probabilidade de um parto difícil com complicações relacionadas aos ombros do bebê (fratura de clavícula, trauma encefálico, descolamento do músculo esternocleidomastoideo);
- Paralisia de Erb – consequência de lesão nos nervos do plexo braquial, que controlam os movimentos de ombros, braços e mãos;
- Fratura de úmero ou de costelas;
- Hipoxia – sofrimento para o feto com diminuição ou ausência de oxigênio necessário ao feto por meio da placenta;
- Lesões de órgãos internos;
- Hematomas;
- Aumento da pessão intracraniana, cefalohematoma, hemorragias intracraniais (especialmente quando o parto é instrumentalizado).

Riscos para a mãe

- Hemorrogias e contusões;
- Rotura uterina e inversão uterina, que podem provocar hemorragias graves e, em casos extremos, desembocar em extirpação do útero; Ou seja, a mulher pode perde seu útero!
- Aumento do risco de descolamento do períneo e/ou da vagina em terceiro ou quarto grau;
- Prolapso urogenital (quando os órgãos genitais internos da mulher – útero, ovários, trompas de Falópio, bexiga e os canais musculares que formam a vagina, o reto e a uretra – se projetam para fora, empurrando as paredes vaginais ou retais;
- Desprendimento prematuro da placenta;
- Fratura de costelas;
- Contusões

O que fazer para evitar esta prática desnecessária?

Realizar esta manobra não é uma boa prática médica. Ela pode ser evitada utilizando-se alternativas como as seguintes:
•Verticalidade e liberdade de movimentos durantes todas as fases do parto, já que a posição de litotomia dificulta a descida do bebê;
•Respeitar o ritmo de cada parto e os tempos da mãe e do bebê. Permitir que a mulher possa parir em condições ótimas para um bom desenvolvimento do parto: com intimidade, privacidade e acompanhada pela pessoa que deseja;
•Não provocar as contrações nem forçá-las antes que a mulher sinta necessidade;
•Oferecer e utilizar outros métodos alternativos à epidural, caso a mulher assim decida;
•Se houver necessidade de utilizar anestesia epidural, que seja em doses baixas (walking epidural) que possibilite à mulher liberdade de movimento durante o trabalho de parto.

A manobra de kristeller é reconhecidamente danosa à saúde e, ao mesmo tempo, ineficaz, causando à parturiente o desconforto da dor provocada e também o trauma que se seguirá indefinidamente 
 Essa manobra é proibida em alguns países e não é recomendada pela OMS. NÃO É INDICADA em caso algum!

E o que nós mulheres podemos fazer para que não soframos essa violência obstétrica?

Primeiro, se informar e conhecer sobre estas práticas. (Isto vc está fazendo neste momento);
Segundo, Construir seu plano de parto (em breve estarei postando sobre esta ferramenta) e leva-lo para seu obstetra ou à maternidade no dia do parto.
Terceiro, conduzir seu parto com movimentos, exercícios para ajudar seu bebê no caminho que ele vai percorrer.

Referências:
http://www.warmismulheresbolivianas.com.br/blog/manobra-de-kristeller-violencia-no-parto/
http://maternar.blogfolha.uol.com.br/2014/12/16/hospital-proibe-manobra-de-krilsteller-e-reconhece-violencia-obstetrica/
Google imagens

29 comentários:

  1. Bom dia!Engravidei com 112 Kilos e anemia e estou com 123 às 37 semanas!ate o momento tudo segue normal, a exceção de que estou com hemoglobina baixa, e minha pressão começou subir no 7 mês mas está controlada com medicação.Tenho hemorroida muito grande que inflamou e sangrou durante a gestação, e mal posso me movimentar devido ao inchaço dos pés e pernas!Ainda assim, acompanhada pelo Sus, sonho com um parto normal sem muitas intervenções mas sei que isso é quase impossível!Nessa altura do campeonato, o que eu posso fazer para me preparar melhor para o parto???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina!!! Desculpa a demora pra responder...
      Vamos lá! Vc realmente teve algumas intercorrências durante a gestação, como o excesso de peso que elevou a pressão arterial e essas duas coisas estão influenciando diretamente no inchaço das pernas e pés, que está maior do que o normal pra uma gestante. E tbm a anemia que creio que vc esteja melhorando a alimentação e está tomando sulfato ferroso né isso? Sobre a hemorroida ela pode inflamar sim durante a gestação, pela pressão do útero, dificuldade da circulação sanguinea..Vc precisa tomar bastante liquido, comer mais fibra pra ajudar n ter prisão de ventre e se for necessário o obstetra pode lhe receitar pomada.Vc pode sim ter um parto normal, sem intervenções desnecessárias!!! O que vc pode fazer é controlar e muito sua alimentação (creio que ja esteja fazendo isso), pois o peso já está excessivo e a pressão tem que manter controlada, além da anemia que precisa melhorar! Pode conversar com seu obstetra para fazer caminhada de leve pq já se exercita e ajuda na circulação sanguinea melhorando o inchaço tbm. A maior preocupação gira em torno da pressão, mas se ela se mantiver controlada n será impedimento para o parto normal!!!
      Então, se cuide mais do que nunca, se informe mais nesse últimos dias e lute pelo parto que vc deseja!!!

      Excluir
  2. Pode-se processar um médico por ter feito a manobra? Tenho um vídeo em mãos com o momento exato da manobra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim!!! Isso é violência obstétrica e vc tem provas em mãos. Melhor ainda!!!

      Excluir
  3. Que piada... É óbvio que a grande maioria das mulheres tem capacidade de levar uma gestação de modo normal, assim como você diz que desde o início dos tempos as mulheres parem e tal, mas isso é uma grande baboseira. Assim como as mulheres desde o início dos tempos parem normalmente boa parte delas ou seus bebês morriam durante ou antes do parto, e isso você não diz aqui... Essas mortes hoje em dia podem ser evitadas caso o parto seja conduzido por um bom obstetra, mas de acordo com o que você diz aqui, como todas as mulheres são programadas para ter a gestação deveríamos deixa-las parir sem assistência, pelo que você diz, é aceitável hoje em dia que mortes potencialmente evitáveis acontecem... A respeito dessa manobra, engraçado que você botou um monte de pontos negativos mas nenhum sequer favorável (sendo que ela tem grande benefício para o bebê com dificuldade no parto), se seu bebê ficasse preso no canal de parto ou tivesse dificuldade na descida e estivesse asfixiando você deixaria ele morrer? Pela sua crítica enorme à assistência ao parto e às diversas manobras você deixaria sim... Que vergonha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro: Estude mais um pouco sobre o assunto e depois poderemos conversar como duas pessoas entendidas de fato!!!
      Segundo: Vc pode ir criticar a OMS!!! Vá direto no ponto.
      Terceiro: Baboseira é tudo isso que vc colocou, eu falei baseada em evidências cientificas, conhece? Claro que não!!! Então definitivamente não dá pra discutir com vc!!!

      Excluir
    2. Então a respeito do q o anônimo falou acima. Minha médica realizou essa manobra, há 3 anos atrás. Creio q ela tenha feito o certo. Meu BB estava no canal (eu já pedia pela cesária, não tinha mais forças...) ele não saia de jeito nenhum, o tempo passando...ela falou, não da mas pra esperar...e ela MSM veio pra cima. Agradeço a ela, meu filho nasceu com apgar 3, não chorou, ficou quase o dia inteiro em observação. Se ela não tivesse realizado a manobra talvez não tivesse dado tempo :(

      Excluir
    3. Então a respeito do q o anônimo falou acima. Minha médica realizou essa manobra, há 3 anos atrás. Creio q ela tenha feito o certo. Meu BB estava no canal (eu já pedia pela cesária, não tinha mais forças...) ele não saia de jeito nenhum, o tempo passando...ela falou, não da mas pra esperar...e ela MSM veio pra cima. Agradeço a ela, meu filho nasceu com apgar 3, não chorou, ficou quase o dia inteiro em observação. Se ela não tivesse realizado a manobra talvez não tivesse dado tempo :(

      Excluir
    4. Marcia, boa noite! O que acontece é que existe uma série de fatores que levam à realização dessa manobra. Se a mulher fica mais deitada durante o trabalho de parto, não se exercita; se a mulher é levada para a sala de parto antes da dilatação completa e é colocada em posição litotômica ou ginecológica ou durante o periodo expulsivo mesmo essa mulher é colocada deitada, todos esses fatores fazem com que o bebê fique mais tempo no canal, atrasando seu nascimento, levando as intervenções descessárias, como a manobra de kristeller. Não sei como procedeu o seu caso...

      Excluir
  4. A 5 de Dezembro de 2015 o meu bebé nasceu com a ajuda do obstetra, através desta manobra e com ventosa. Tive de induzir artificialmente o parto devido a uma alteracao cardiaca do bebe, desde a indução até ao momento do parto passaram 40 horas, fiquei com muitas dores nas costelas, é verdade mas estou muito grata por tudo, queria muito um parto normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Pelo o que vc colocou, alteração cardiaca do bebê deve ser bem avaliada pra prosseguir com o parto normal ou n! Justamente pra evitar intervenções desnecessárias como as que vc passou!!!

      Excluir
  5. Graças a essa maldita manobra eu tenho trumas, quanto a engravidar. Sofri contusões por toda minha barriga. Meu bebê nasceu com a cabecinha toda disforme, mas depois voltou ao normal. E não me Esqueci que eu havia dilatado apenas 7cm quando começaram com esse pandemônio de manobra, com o monstro denominado enfermeira sob minha barriga apertando. Pensei que fosse morrer... ...na verdade perdi os sentidos ao final do parto, mas não antes de perceber que isso tinha começado a rasgar o meu períneo.... Não consigo sequer ver uma mulher prestes a dar a luz ou em trabalho de parto. Todo esse inferno pelo qual passei foi ha 4anos e nao venham me dizer " ah, primeiro filho..." Nao. Foi o segundo. Sendo que o primeiro eu tive eclampsia e mesmo sabendo do meu histórico pessoal e familiar, pois minha mãe tbm teve, o médico ignorou.Desculpe o desabafo, mas é o que penso. É o que eu passei. E tudo sozinha, pq meu esposo foi proibido de me acompanhar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São traumas como o seu que queremos evitar! Não podemos ignorar o quanto as intervenções desnecessárias causam danos à mãe e bebê que repercutem, muitas vezes, por toda a vida! Sinto muito por toda essa violência obstétrica que vc sofreu. Muitas mulheres sofrem diariamente e a informação é um meio para ajudar as gestantes a se empoderarem e se defenderem desses profissionais desumanos!!! Espero que vc se cure de todo esse trauma!!!

      Excluir
  6. Usaram esse procedimento na minha irmã também, o bebê dela nasceu com a cabeça muito inchada, e o médico falou que é normal, sendo que ao nascer o médico teve que fazer massagem cardíaca nele após o nascimento.

    ResponderExcluir
  7. Usaram esse procedimento na minha irmã também, o bebê dela nasceu com a cabeça muito inchada, e o médico falou que é normal, sendo que ao nascer o médico teve que fazer massagem cardíaca nele após o nascimento.

    ResponderExcluir
  8. Olá Tayana , eu moro no exterior JP e tive meu filho aqui , um dia desses eu vi um relato de parto de uma estudante de medicina onde ela critica procedimento invasivo de sua professora de medicina , foi onde tive conhecimento da manobra de Kristeller , não sabia que era tão prejudicial pra saúde da mãe e do bebe > Mas enfim eu estava a mais ou menos 7 horas em trabalho de parto e por mais força que fizesse não conseguia expulsa-lo , eu já estava com os 10 cm de dilatação e falei que não estava sentindo tanta dor como antes , foi então que colocaram um soro creio eu que fosse a ocitocina porque aí aumentaram as dores , precisei de máscara de oxigenio pois havia sofrimento fetal fizeram a episiotomia e o médico disse que teria que ser usado o vácuo extrator (ferro) pra retirada do bebe e fora isso a manobra de Kristeller .E diga se de passagem eu fui ao céu porque dóiii mais do que a contração não tem nem comparação !!! Bom na verdade nem sabia dos riscos e acho que no meu caso foi realmente necessário o uso desse procedimento , após o nascimento o bebe não veio direto pro meu colo estava com a cabeça alongada por conta do uso de ferramentas e na hora não chorou . Levaram pra uma outra sala onde fizeram os outros procedimentos . Enfim depois de mais ou menos 1 hora tive o primeiro contato com meu filho , graças a Deus tive um final feliz hoje está com 3 meses e saudável .

    ResponderExcluir
  9. Olá Silvia! Primeiramente obrigada pelo seu relato..
    Existem uma cascata de intervenções que são realizadas, como essas que foram feitas com vc e seu bb que podem e devem ser evitadas! A condução do trabalho de parto será fundamental para o desfecho, o parto. Ter orientações sobre posições, exercícios, respiração são essenciais para que essas violências não sejam cometidas... não sei se vc teve esse apoio, mas creio que não! E infelizmente passou por esses procedimentos.

    ResponderExcluir
  10. Olá Silvia, com essa manobra é possível causar no bebê cianose central, nascer sem reflexos, sem choro e possuir grande quantidade de meconio espesso, posteriormente, falecer de insuficiência cardiorrespiratória e Síndrome de aspiração meconial?

    ResponderExcluir
  11. Desculpe, Thayana Borja!

    ResponderExcluir
  12. Ola! Passei por isso a 5 anos. Tive hemorragia, queda de bexiga, retocele ,incontinecia urinaria, laceraçao do canal vagina,pré eclampsia apos 1 semana do parto ja na minha casa, depressao por parto com pensamento suicida tudo causado por esta manobra. Nao lembro de tudo ,so por flexes neste periodo. Nem mesmo do rosto da minha filha de 2 aos 8 meses. So nas fotos devido a tudo que passei. Pra mim era um gato que miava e que tinha me machucado e nao aceitava que tinha filho. Tem 1 ano e meio que fiz a cirurgia reparadora. A dor foi pior ou igual. Usava morfina 2 vezes por dia pra aguentar a dor dilacerante fora os outros analgesicos. Hoje aos 40 anos uso tela pra segura a bexiga , meu intestino foi colocado no lugar atraves de sutura, meu canal vaginal foi reconstruido . E mesmo assim nao posso mais ter outro filho e ate o momento de intimidade com meu marido é limitado porque ainda sinto dor. Estou processando o hospital e a medica por danos morais, fisicos, psicologicos e tudo que cabe ao processo colocar. Bom medicos e hospitais sao complicados nos idenizar ,pois eles arrumam um jeitinho pra safar de tudo. Mas nao vou desistir nem que leve anos . E uma indenizacao ridicula de $120,000,00 que nao paga tudo que passei e passo. E mesmo tendo provas disso tudo , aida terei de passar por exame de corpo delito pra provar realmente que fiz essa cirurgia pra reparar. Que a justiça seja feita .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero em Deus que vc consiga ganhar essa causa. O trauma fica,assim como fiquei também. Mas eles tem q pagar pela irresponsabilidade.

      Excluir
    2. France tbem passei por tudo isso
      Queria entrar em contato c vc...

      Excluir
    3. France tbem passei por tudo isso
      Queria entrar em contato c vc...

      Excluir
  13. Boa noite. Tive um bebê ha três anos e o médico utilizou essa manobra. Depois disso, surgiu em mim um suposto diverticulo de uretra. Creio que foi causada por causa dessa manobra estúpida. Seria possível? E será que mesmo após três anos eu consigo processar o médico?

    ResponderExcluir
  14. hoje que estou sabendo que e violencia.quando tive meu filho fiquei 15 dias com dores na costela e estomago,subirao na minha barriga para precionar com muita força fiquei um ano depressiva nao conseguia nem pegar meu filho foi muito trauma,dificil de esquecer

    ResponderExcluir
  15. Thayna borja. Parabens por todos os alertas e as informações repassadas.

    ResponderExcluir
  16. Ei tive um parto muito demorado e a enfermeira subiu praticamente em cima de minh barriga. Mas cheia que isso fosse normal.
    Hj assistindo tv Vi que isso não e normal.o que devo fazer pois isso aconteceu a 23 anos atrás em 1993.
    Hj sinto umas dores na relação abaixo da barriga no útero que exame nenhum descobre o que e. Já fiz todos os exames e não descobre o que esta ocorrendo .
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Fui mãe aos 16 anos e a médica de plantão realizou essa manobra em mim. Lembro q um dos médicos q a acompanhava na cirurgia disse q já havia colocado toda a força dele em cima de mim e meu filho não nascia. Ela respondeu: eu já cortei em baixo não vou cortar em cima tbm. Eles começaram a discutir, O médico falou a obstetra: vc não viu q esse bebê era grande? Ela dizia: agora não tem mais jeito. Muito longe eu ouvia a voz deles discutindo. Lembro q a técnica de enfermagem de plantão segurava minha mão e dizia a pressão dela está caindo direto. Foram momentos horríveis! O médico q auxiliava no parto foi bem perto do meu ouvido e falou: se não fizer mas força vai vc e seu filho direto para o cemitério. Só soube orar a Deus meio desorientada com a situação. Daí meu filho nasceu! 54 cm e 4.350kg ,totalmente Roxo,sem chorar e o levaram às pressas para o cti. A obstetra ,se é q posso chama lá assim, começou a me suturar. Sentia raiva nela,talvez por ser véspera de natal. Pessoa mal amada...Senti ela empurrando algo dentro de mim e perguntei o q seria,a mesma respondeu friamente: é o seu útero q estou colocando para dentro. Ainda perguntei se estava levando muitos pontos, ela disse: mas de quarenta. Fiquei calada pois além de preocupada com o meu bebê não sabia o Q mais ela poderia fazer. Terminando me levaram para a enfermaria e a bondosa enfermeira q segurava minha mão foi me ver e me disse: menina teve uma hr da manobra q saí da sala, Sua pressão foi a 5X3. Pensei q iria morrer e não queria ver esta sena. No segundo dia q estava no hospital,fui tomar banho com muita dificuldade devido aos inúmeros pontos q tomei e para minha surpresa sai uma placa enorme de dentro de mim. Para mas uma surpresa minha, nada mas foi do que minha placenta...Graças a Deus meu organismo expulsou isso de dentro de mim. Deus seja louvado pq eu e meu filho nascemos de novo. Como era muito nova, não tinha a experiência q tenho Hj se não processaria esta mulher desumana e também o médico q a acompanhou q por medo talvez, foi a enfermaria me dizer q falou q eu iria para o cemitério com meu filho para me incentivar pois já não sabiam o Q fazer. Meu filho nasceu dia 24 de dez de 1996. Só foi para casa dia 31 do mesmo mês. Meu esposo assinou o termo para cuidar dele em casa. Mês q vem ele faz 20 anos. Mas esse trauma vou levar para o resto da vida. Não tive mas filho...nem precisa dizer o pq. Ao contrário do q o médico falou: ano q vem.vc está aqui de novo.Foi o presente mas dolorido q ganhei...mas venci,não era nossa hr. Não deixem q esse tipo de coisa aconteçam com vcs, suas filhas,netas...denunciem...

    ResponderExcluir
  18. Meu filho nasceu com uma hemiparesia lateral, sendo que no parto foi realizada a manobra de Kristeller. Não posso afirmar que a hemiparesia foi em decorrência disso, mas, cada vez mais, reforça em mim a certeza de que o problema foi provocado durante o parto. É triste saber que os Médicos, em vez de promover a saúde, em muitos casos têm sido a causa da doença.

    ResponderExcluir

Gestação semana a semana! 6ª semana

    A cada semana os sinais da gestação vão ficando mais óbvios. O aumento das náuseas e até as roupas um pouco mais apertadas na cin...